MINISTÉRIO PÚBLICO

Denúncia de Renan Calheiros contra Deltan será discutida no Conselho Nacional

Procurador é acusado pelo senador de fazer campanha contra sua candidatura
Por Bruno Fernandes 06/08/2019 - 15:00
Atualização: 06/08/2019 - 15:13

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Deltan é acusado de fazer campanha contra Renan Calheiros
Deltan é acusado de fazer campanha contra Renan Calheiros

Dois processos administrativos contra Deltan Dallagnol estão na pauta da próxima sessão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), marcada para a próxima terça-feira, 13. O objetivo é decidir se o procurador será afastado de seu cargo ou de suas atribuições na Lava Jato.

No primeiro, ele é acusado pelo senador Renan Calheiros (MDB) de exercer atividade político-partidária por tweets no início do ano contra a candidatura dele à presidência do Senado, quando faltavam três semanas para a eleição.

“Se Renan for presidente do Senado, dificilmente veremos reforma contra corrupção aprovada. Tem contra si várias investigações por corrupção e lavagem de dinheiro. Muitos senadores podem votar nele escondido, mas não terão coragem de votar na luz do dia”.

No segundo, é acusado de quebra do decoro por dizer, em entrevista à CBN, que o Supremo passava mensagem de leniência com a corrupção em decisões que enviavam à Justiça Eleitoral casos da Lava Jato.

“O Supremo não está olhando para essa figura que está diante de nós”, disse Dallagnol, em entrevista a Milton Jung, apresentador da rádio CBN.

Embora não tenham relação com as mensagens roubadas dos celulares da força-tarefa, o portal 'O Antagonista' afirma que os casos deverão atiçar os conselheiros a afastá-lo do cargo.

O afastamento está previsto em dois artigos do Regimento Interno do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o 77 e o 88. O afastamento só pode ser tomada em sessões colegiadas no plenário.


Encontrou algum erro? Entre em contato